quarta-feira

FATALIDADE




Em circunstâncias trágicas, perdeu a vida a Juíza Raquel Horta, filha do conhecido político Basílio Horta.
Fui colega da Raquel no XVIII Curso Normal do Centro de Estudos Judiciários. Após cinco anos de estudos na Universidade, quem pretende seguir a carreira de juiz, enfrenta três anos de formação nesta instituição.
Foi nesse âmbito que travei amizade com a pessoa maravilhosa que era a Raquel e com a brilhante jurista, que viria a revelar-se uma excelente juíza.
Durante quase um ano, frequentámos as aulas no Limoeiro.
Posteriormente, os dois estagiámos no mesmo local: nos juízos criminais de Lisboa e no Palácio da Justiça da Capital.
Raquel Horta irradiava alegria e era senhora de um sorriso encantador e contagiante. Dois anos mais nova do que eu, ela representava um verdadeiro hino à felicidade.



PONTE

De modo dramático, faleceu vítima de um acidente de viação, de que resultaram também sérios ferimentos para o seu noivo.
Curiosamente, quando ambos já éramos juízes, eu fui colocado na comarca de Ponte de Sor, localidade de onde a família dela é originária.
Aí, apercebi-me de como a população tinha um enorme orgulho na juíza, que exercia a sua actividade profissional longe dali. Todos me referiam o seu nome e era com grande deleite que alguns me comunicavam conhecê-la desde pequenina.
Este nosso curso do CEJ está marcado pela fatalidade.
Nove meses depois do seu início, perdemos um Colega, que optou por morrer muito prematuramente.
Na sexta-feira anterior, tinham sido afixadas as classificações relativas à primeira fase de formação.
Seguia-se um período de estágio nos tribunais, que tinha início logo na segunda-feira seguinte. Dependendo das escolhas e das notas, cada um de nós foi colocado em determinado tribunal, onde receberíamos esse tipo de formação.
Este Colega compareceu no respectivo tribunal, nesse primeiro dia. Ao final da tarde, dirigiu-se para casa, onde se suicidou.
Sendo meu amigo pessoal e de muitos outros colegas, o seu desaparecimento causou imenso desgosto junto de todos. Intensa ansiedade foi gerada devido à incerteza sobre os motivos que o levaram a pôr termo à vida.